Subespécies

Preguiça Comum



A preguiça-comum Bradypus variegatus) é uma espécie de bicho-preguiça amplamente distribuída na América do Sul e Central. É um mamífero que vive aproximadamente 40 anos, tem a pelagem acinzentada, e no caso dos machos, apresentam uma mancha preta circundada de amarelo, na região dorsal. Têm mais ou menos 50cm, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da embaúba, figueira e ingazeira, dessa última também come os frutos. Estudos demonstram que, por a embaúba pertencer às rosáceas, a preguiça-comum pode alimentar-se também de rosas, pertencentes as rosáceas. Elas têm preferência por alimentos doces. Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de preguiça-bentinho, e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da preguiça-real. Possui 3 dedos em cada pata, dedos unidos e percebidos somente pelas unhas bem compridas, características da espécie. Não apresentam dentes incisivos, sendo por isso enquadradas como Endendatas. Apresentam somente os molares. Dormem em cativeiro cerca de 14h por dia, porém em seu ambiente natural chegam a dormir 8h. Não são tão lentas como se imagina, sendo boas nadadoras. Conseguem passar até 20min sem respirar, sendo isto útil no caso de caírem dentro d'água. As preguiças-comuns fazem suas necessidades fisiológicas aproximadamente de 7 em 7 dias. Seu predador natural principal é o homem, mas pode ser caça de onças e cobras.

Preguiça-de-bentinho



A preguiça-de-bentinho (Bradypus tridactylus) é uma preguiça-de-três-dedos, encontrada ao norte do rio Amazonas. Tais animais medem cerca de 50 cm de comprimento e pelagem cinzenta, com uma grande mancha laranja e preta nas costas. Também são conhecidos pelos nomes de aimirim, aí-ibiretê e aí-mirim. 

Preguiça-de-coleira



Bradypus torquatus Ill., popularmente chamado preguiça-de-coleira, aipixuna , aí-igapó, aí-pixuna e preguiça-preta, é uma preguiça-de-três-dedos, endêmica na Mata Atlântica, no Brasil, principalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Tais animais, ameaçados de extinção, medem cerca de 50 cm de comprimento. Têm pelagem castanha e nuca com longos pelos negros, formando uma espécie de crina.

Preguiça anã



A preguiça-anã (Bradypus pygmaeus) é uma espécie de bicho-preguiça recentemente descoberta em 2001, e que habita a Ilha de Escudo de Veraguas, no Panamá.É o menor dos bichos-preguiça medindo entre 48,5 e 53 cm e pesando entre 2,5 e 3,5 kg.

Preguiça-de-dois-dedos



Choloepus é um gênero de mamífero, sendo o único representante vivente da família Megalonychidae, e conhecidos por serem as preguiças-de-dois-dedos. A denominação preguiça-de-dois-artelhos que, por vezes, é utilizada para o grupo é, no entanto, enganosa, já que elas têm dois dedos apenas nas patas dianteiras e nas patas traseiras, três artelhos. A família compreende, além de uma série de espécies extintas, duas espécies viventes, a preguiça-real (Choloepus didactylus) e a preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni). O corpo da preguiça-de-dois dedos está perfeitamente adaptado ao comportamento de andar pendurada em galhos. Seu pelo, ao contrário da maioria dos mamíferos, nasce na barriga em direção às costas para permitir um melhor escoamento da água da chuva. Sua cor varia entre amarelado e marrom acinzentado, sendo a cabeça mais clara que o restante do corpo, mas pode apresentar um tom esverdeado em função das algas que podem ser encontradas no seu pelo. Os membros são, ao contrário da preguiça-de-três-dedos, aproximadamente do mesmo comprimento, nas patas dianteiras encontram-se dois dedos e nas traseiras, três artelhos e todas terminam em garras. Não apresentam cauda e o pescoço possui menos vértebras do que a preguiça-de-três-dedos (6 ou 7). Os crânios desses animais são curtos e relativamente redondos, as orelhas não são visíveis externamente. Não possuem os dentes incisivos e caninos, têm apenas 10 molares na mandíbula superior e 8 ou 10 na mandíbula inferior. Os respectivos molares frontais são maiores, como caninos, e separados do restante dos molares por uma lacuna (diastema). A preguiça-de-dois-dedos atinge um comprimento cabeça-corpo de 54 a 75 cm e um peso médio de 6 kg.

Preguiça-real



A preguiça-real chega a uma altura de até 85 cm e atinge um peso de seis a nove quilos. A pelagem apresenta uma cor castanho-acinzentado e pode ter uma aparência ligeiramente esverdeada dependendo da luz. Isso remonta a uma relação simbiótica com um tipo de alga que vive em seu pelo. Esta simbiose serve, aparentemente, como camuflagem contra predadores. O pelo, ao contrário dos outros mamíferos, nasce na barriga em direção às costas. Isso assegura que a água da chuva possa escoar melhor. A preguiça-real permanece quase toda a sua vida na copa das árvores das florestas tropicais úmidas. Deixam a copa das árvores apenas para mudar de lugar. Com suas garras muito curvadas os animais se agarram aos ramos e mantêm essa posição até mesmo durante o sono que dura cerca de 20 horas por dia. São também ótimas nadadoras. Suas atividades acontecem predominantemente nas horas noturnas e de penumbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário